Avançar para o conteúdo principal

Ortodontia

O que é um aparelho de ortodontia ou aparelho dentário?
O aparelho ortodôntico ou aparelho de correcção é um dispositivo utilizado pelos médicos dentistas, ortodontistas, nos pacientes com o objectivo de alinhar e corrigir dentes. A finalidade do tratamento é não só estético como funcional.
Com o tratamento ortodôntico , os dentes ficam esteticamente  bonitos e a boca saudável.

O que é a ortodontia ?
A ortodontia é uma das especialidades da medicina dentária. Corrige e previne a posição dos dentes. A ortodontia faz a profilaxia , o diagnóstico e o tratamento dos problemas ocasionados por dentes que não se articulam de maneira satisfatória, quer em termos de mastigação como também estéticos.
O objectivo da ortodontia é o de criar harmonia ,estética e funcionalidade.

Tipo de aparelhos dentários:


Aparelho dentário fixo : São unidos aos dentes com substâncias adesivas adequadas. O paciente não o pode retirar tal como o nome indica. Os bráquetes podem ser de metal, plástico ou ainda de cerâmica. Os aparelhos fixos são ainda compostos por tubos e anéis. Os bráquetes, os tubos e os anéis suportam o arco metálico. Este arco metálico é responsável pelo movimento dos dentes durante o tratamento.
O ortodontista pode movimentar os dentes através de dobras no fio para encontrar a posição ideal de cada dente. Cada caso é um caso individual e único.

Aparelho dentário removível : Estes aparelhos tal como o nome indica não são colados aos dentes. Geralmente são fixados aos dentes por grampos.
Estes aparelhos apresentam resultados satisfatórios se o paciente colaborar e for assíduo  nas consultas.
Actualmente existe um novo sistema de aparelhos removíveis, o Invisalign. Este aparelho movimenta apenas dentes e é uma alternativa estética para o tratamento da ortodontia.

Aparelho dentário de contenção : Concluído o tratamento de ortodontia é necessário utilizar durante algum tempo um outro dispositivo para manter os dentes nas suas posições. O objectivo de este aparelho dentário é conter os dentes e manter  depois de feita a devida correcção pelo médico dentista. Ou seja, apesar do tratamento ortodôntico os dentes têm tendência a mover-se e para que isso não aconteça, o aparelho de contenção deve ser usado durante o tempo necessário e recomendado pelo médico.
A contenção móvel é utilizada durante a noite. A contenção rígida é colada na parte detrás dos dentes.
A opção de utilizar aparelhos dentários móveis ou fixos é escolhida e analisada de acordo com o caso.

   1. Aparelhos dentários de contenção convencionais - São geralmente os mais utilizados. São feitos de um material especial acrílico e metal.
   2. Aparelhos dentários de contenção invisíveis - São feitos de um material plástico e quase transparente. A sua utilização é por vezes imperceptível.




Mensagens populares deste blogue

Posso colocar aparelho se tiver doença das gengivas?

Se uma pessoa sofrer de periodontite ou gengivite não pode colocar aparelho dentário.É fundamental tratar primeiro a doença. Concluído o tratamento da doença das gengivas poderá então submeter-se ao tratamento de ortodontia.
Para o tratamento da doença das gengivas pode consultar um médico dentista especialista em periodontia.

Tenho os dentes tortos. Que aparelho dentário devo escolher?

Compete ao médico dentista ortodontista escolher o aparelho mais adequado à má-formação. Embora existam muitos tipos de aparelhos  tais como os aparelhos dentários fixos e os aparelhos dentários removíveis, nem todos têm a mesma função. O aparelho dentário mais utilizado é o convencional com brackets de metal e elásticos. Este tipo de aparelho fixo corrige imperfeições dentárias e problemas dentários considerados graves.

Ortodontia

Tenho uma falha nos dentes centrais superiores. Penso fazer um tratamento de ortodontia. Posso escolher o aparelho dentário?

Existem vários tipos de aparelho para tratamentos de ortodontia. Cada aparelho tem geralmente um tipo de finalidade e trata determinada mal formação. Os aparelhos de ortodontia fixos são geralmente os mais utilizados. Cada caso é um caso e os tratamentos são diferentes para cada tipo de pessoa porque a mal formação a corrigir também é diferente. Desta forma deve ser o médico dentista, ortodontista a aconselhar o aparelho mais adequado ao seu caso.