Avançar para o conteúdo principal

Modelos de estudo

O que são os modelos de estudo para a colocação de aparelho dentário?


Antes do tratamento de ortodontia, o médico dentista faz o estudo prévio. Este estudo é feito através  do modelo da boca do paciente em gesso. Através do modelo é possível fazer medições e análises.

Os  modelos de estudo permitem analisar a oclusão dos dentes superiores e inferiores, as características da mordida, o formato do palato ou céu da boca, a forma e tamanho dos dentes, os espaços entre os dentes ( diastemas ).
Depois de realizado o molde para o modelo de estudo, o ortodontista escolhe o método mais adequado.
O princípio é sempre o mesmo, uma força suave que muito lentamente, milímetro a mílimetro desloca os dentes e as arcadas dos maxilares para a posição desejada.



O que são as radiografias ,ortopantomografia e teleradiografia ?


Observada a situação, realiza-se a ortopantomografia facial , vulgarmente chamada panorâmica,e a telerradiografia ou radiografia da face de perfil.
O dentista  analisa também radiografias, nomeadamente a teleradiografia e a ortopantomografia.



Ortopantomografia
Teleradiografia



A teleradiografia é indicada para fazer o estudo do crescimento e do desenvolvimento; detecta anomalias do crânio e da face, identifica dentes inclusos,ou seja, dentes que não erupcionam (não perfuraram a gengiva) . Serve para planear tratamentos ortodonticos, verificar as modificações do tratamento e a sua evolução. 

A ortopantomografia ou raio - x panorâmico permite avaliar dentes ausentes, detectar a idade do paciente, a existência de anomalias dentárias, eventuais fracturas ósseas. Avalia também a densidade óssea e a existência de restaurações, implantes ou próteses.

Estes exames são feitos em um aparelho denominado ortopantomógrafo.






Mensagens populares deste blogue

Posso colocar aparelho se tiver doença das gengivas?

Se uma pessoa sofrer de periodontite ou gengivite não pode colocar aparelho dentário.É fundamental tratar primeiro a doença. Concluído o tratamento da doença das gengivas poderá então submeter-se ao tratamento de ortodontia.
Para o tratamento da doença das gengivas pode consultar um médico dentista especialista em periodontia.

Tenho os dentes tortos. Que aparelho dentário devo escolher?

Compete ao médico dentista ortodontista escolher o aparelho mais adequado à má-formação. Embora existam muitos tipos de aparelhos  tais como os aparelhos dentários fixos e os aparelhos dentários removíveis, nem todos têm a mesma função. O aparelho dentário mais utilizado é o convencional com brackets de metal e elásticos. Este tipo de aparelho fixo corrige imperfeições dentárias e problemas dentários considerados graves.

Ortodontia

Tenho uma falha nos dentes centrais superiores. Penso fazer um tratamento de ortodontia. Posso escolher o aparelho dentário?

Existem vários tipos de aparelho para tratamentos de ortodontia. Cada aparelho tem geralmente um tipo de finalidade e trata determinada mal formação. Os aparelhos de ortodontia fixos são geralmente os mais utilizados. Cada caso é um caso e os tratamentos são diferentes para cada tipo de pessoa porque a mal formação a corrigir também é diferente. Desta forma deve ser o médico dentista, ortodontista a aconselhar o aparelho mais adequado ao seu caso.