Avançar para o conteúdo principal

Mini-implantes ortodônticos

Mini-implantes ortodônticos


Durante o tratamento ortodôntico a maior preocupação do médico dentista é a colaboração do paciente que é imprescindível para o sucesso do mesmo.
Para substituir a colaboração do paciente descobriram-se técnicas tais como a utilização de implantes dentários para utilizar no tratamento de ortodontia.
Os implantes dentários utilizados na ortodontia são de dimensão reduzida e designados por mini-implantes.
Apesar do diâmetro dos mini-implantes ser bastante reduzido conseguem suportar forças muito superiores às utilizadas na ortodontia convencional.
Após decisão de utilizar a técnica dos mini-implantes, compete ao médico dentista, ortodôntista, fazer um estudo prévio do caso com o objectivo de escolher a área ideal para a colocação dos implantes. O ponto de aplicação da força é sujeito a estudo assim como o centro de resistência  e o movimento dos dentes.
Os mini-implantes podem ser utilizados como ponto de ancora para aplicação de uma força suave que vai mover os dentes.
Devido ao tamanho reduzido dos mini-implantes não existem grandes restrições à colocação dos mesmos.
Avalia-se a densidade do osso do maxilar, a existência de raízes de dentes próximos e o seio maxilar.
Esta avaliação é feita com os habituais meios auxiliares de diagnóstico nomeadamente a radiografia.
A colocação dos mini-implantes é feita com anestesia local e é um procedimento simples.
Quando o caso de ortodontia é bem planeado e executado conseguem-se óptimos resultados.

Mensagens populares deste blogue

Posso colocar aparelho se tiver doença das gengivas?

Se uma pessoa sofrer de periodontite ou gengivite não pode colocar aparelho dentário.É fundamental tratar primeiro a doença. Concluído o tratamento da doença das gengivas poderá então submeter-se ao tratamento de ortodontia.
Para o tratamento da doença das gengivas pode consultar um médico dentista especialista em periodontia.

Tenho os dentes tortos. Que aparelho dentário devo escolher?

Compete ao médico dentista ortodontista escolher o aparelho mais adequado à má-formação. Embora existam muitos tipos de aparelhos  tais como os aparelhos dentários fixos e os aparelhos dentários removíveis, nem todos têm a mesma função. O aparelho dentário mais utilizado é o convencional com brackets de metal e elásticos. Este tipo de aparelho fixo corrige imperfeições dentárias e problemas dentários considerados graves.

Ortodontia

Tenho uma falha nos dentes centrais superiores. Penso fazer um tratamento de ortodontia. Posso escolher o aparelho dentário?

Existem vários tipos de aparelho para tratamentos de ortodontia. Cada aparelho tem geralmente um tipo de finalidade e trata determinada mal formação. Os aparelhos de ortodontia fixos são geralmente os mais utilizados. Cada caso é um caso e os tratamentos são diferentes para cada tipo de pessoa porque a mal formação a corrigir também é diferente. Desta forma deve ser o médico dentista, ortodontista a aconselhar o aparelho mais adequado ao seu caso.