Avançar para o conteúdo principal

Informações


Quais são as causas dos  principais problemas ortodônticos ?
Os principais problemas são geralmente dentes salientes ou desalinhados. As causas podem ser hereditárias ou simplesmente ambientais. Por exemplo, chuchar no dedo provoca alterações no alinhamento dos dentes. Perder dentes de leite em idade precoce devido a cáries ou acidente pode fazer com que os  dentes definitivos erupcionem desalinhados. Se uma criança tem pais  ou familiares com queixo saliente existe a probabilidade de herdar essa característica.

Quanto tempo regra geral demora em média um tratamento ?
Um tratamento de ortodontia demora em média cerca de vinte e quatro meses. Este tempo é variável dependendo do tipo da deformação e da dificuldade do tratamento. Em alguns casos é possível concluir o tratamento de ortodontia com sucesso em 18 meses e em  casos mais graves o tratamento ortodôntico pode demorar mais de dois anos.

Colocar um aparelho de ortodontia provoca dor?
No dia da colocação e seguintes o paciente pode sentir algum incómodo. Com o tempo esse incómodo tende a desaparecer.

Como se processa a correcção dos dentes ?

O aparelho ortodôntico provoca uma leve pressão sobre os dentes. Esta suave pressão com o tempo vai alterando e movendo os dentes para o sítio pretendido.

Como deve ser a higiene oral durante o uso do aparelho dentário?

A higiene oral deve ser muito cuidada usando pasta dentífrica e colutórios, escovando os dentes, as gengivas,  a língua e os aparelhos quer sejam fixos ou removíveis.
A correcta higiene oral é fundamental para evitar infecções e garantir o bom sucesso do tratamento de ortodontia.



Mensagens populares deste blogue

Posso colocar aparelho se tiver doença das gengivas?

Se uma pessoa sofrer de periodontite ou gengivite não pode colocar aparelho dentário.É fundamental tratar primeiro a doença. Concluído o tratamento da doença das gengivas poderá então submeter-se ao tratamento de ortodontia.
Para o tratamento da doença das gengivas pode consultar um médico dentista especialista em periodontia.

Tenho os dentes tortos. Que aparelho dentário devo escolher?

Compete ao médico dentista ortodontista escolher o aparelho mais adequado à má-formação. Embora existam muitos tipos de aparelhos  tais como os aparelhos dentários fixos e os aparelhos dentários removíveis, nem todos têm a mesma função. O aparelho dentário mais utilizado é o convencional com brackets de metal e elásticos. Este tipo de aparelho fixo corrige imperfeições dentárias e problemas dentários considerados graves.

Ortodontia

Tenho uma falha nos dentes centrais superiores. Penso fazer um tratamento de ortodontia. Posso escolher o aparelho dentário?

Existem vários tipos de aparelho para tratamentos de ortodontia. Cada aparelho tem geralmente um tipo de finalidade e trata determinada mal formação. Os aparelhos de ortodontia fixos são geralmente os mais utilizados. Cada caso é um caso e os tratamentos são diferentes para cada tipo de pessoa porque a mal formação a corrigir também é diferente. Desta forma deve ser o médico dentista, ortodontista a aconselhar o aparelho mais adequado ao seu caso.