Avançar para o conteúdo principal

História - ortodontia

História dos aparelhos dentários de correcção.
A procura de um "sorriso perfeito" existe desde sempre, desde outras épocas.
Pesquisadores ingleses encontraram uma múmia nas margens do rio Nilo, no Egipto. Esta múmia tinha uma tira de metal presa aos dentes tortos. Era uma espécie de aparelho dentário.
 O povo Grego também aspirava ter um sorriso bonito. Hipócrates e Aristóteles mencionavam este facto em estudos e anotações. Ambos, nos seus estudos sobre o corpo humano, tentavam desenvolver a técnica de correcção de dentes. Aparelhos ortodônticos primitivos foram encontrados em escavações gregas e etruscas. Relatos romanos datados de 25 a.c. diziam que os dentes podiam ser movimentados pela pressão digital.




História da Ortodontia
A ortodontia, especialidade da medicina dentária, surgiu na Europa no século XVIII. A França era o país mais evoluído na medicina dentária.
Em 1728, Pierre Fauchard , na sua publicação " O cirurgião Dentista" esclarecia como corrigir os dentes de um paciente. Nesta obra, o autor apresenta também um pequeno engenho metálico em forma de ferradura. Esta invenção de nome "bandeau", é um dos primeiros esboços dos actuais aparelhos de ortodontia. Os dentes desalinhados eram movimentados através de fios de fibra.




Cem anos depois, o francês Gaston Delebárre criou o fio de metal que se utiliza actualmente nos aparelhos de ortodontia.
Em 1970, Lawrence F. Andrews desenvolveu o primeiro aparelho ortodôntico totalmente pré-ajustado ( straight wire). Foi um sucesso.

As técnicas evoluíram com o tempo e nos dias de hoje utilizam-se alinhadores transparentes de silicone. A ortodontia fica imperceptível. É a ortodontia invisível.




Mensagens populares deste blogue

Posso colocar aparelho se tiver doença das gengivas?

Se uma pessoa sofrer de periodontite ou gengivite não pode colocar aparelho dentário.É fundamental tratar primeiro a doença. Concluído o tratamento da doença das gengivas poderá então submeter-se ao tratamento de ortodontia.
Para o tratamento da doença das gengivas pode consultar um médico dentista especialista em periodontia.

Tenho os dentes tortos. Que aparelho dentário devo escolher?

Compete ao médico dentista ortodontista escolher o aparelho mais adequado à má-formação. Embora existam muitos tipos de aparelhos  tais como os aparelhos dentários fixos e os aparelhos dentários removíveis, nem todos têm a mesma função. O aparelho dentário mais utilizado é o convencional com brackets de metal e elásticos. Este tipo de aparelho fixo corrige imperfeições dentárias e problemas dentários considerados graves.

Ortodontia

Tenho uma falha nos dentes centrais superiores. Penso fazer um tratamento de ortodontia. Posso escolher o aparelho dentário?

Existem vários tipos de aparelho para tratamentos de ortodontia. Cada aparelho tem geralmente um tipo de finalidade e trata determinada mal formação. Os aparelhos de ortodontia fixos são geralmente os mais utilizados. Cada caso é um caso e os tratamentos são diferentes para cada tipo de pessoa porque a mal formação a corrigir também é diferente. Desta forma deve ser o médico dentista, ortodontista a aconselhar o aparelho mais adequado ao seu caso.