Avançar para o conteúdo principal

Elementos utilizados

O que são os bráquetes de ortodontia ?
Bráquetes são suportes. Servem para o médico dentista, ortodontista, controlar a posição dos dentes. Através dos bráquetes e dos seus encaixes passam os fios ortodônticos. Os fios e os braquetes corrigem a posição dos dentes.
Os bráquetes podem ser de materiais diversos tal como metal ou cerâmica. Os bráquetes de metal são os mais usados, os mais económicos e os que possuem maior resistência. Os bráquetes de cerâmica não são tão resistentes e são mais caros. São normalmente procurados por razões estéticas.
O que são bandas dos aparelhos dentários ?
São elementos básicos dos aparelhos fixos ou seja, acessórios ortodônticos. São cimentados aos dentes para se conseguir o movimento adequado e permitir a correcção.


1. Brackets









O que são elásticos dos aparelhos dentários?
Os elásticos são pequenas borrachas circulares que são encaixadas nos ganchos dos aparelhos.
Os fios de aço inoxidável são populares devido à sua biocompatibilidade, dureza e custo reduzido. Este fio pode ser adequado a uma situação clínica específica .


2. Elásticos
3. Elásticos












Como são os alicates para cortar os aparelhos de ortodontia ?
Existem alicates para cortar arame, ligaduras e para dobrar.
4. Alicate
5. Alicate


       

Mensagens populares deste blogue

Posso colocar aparelho se tiver doença das gengivas?

Se uma pessoa sofrer de periodontite ou gengivite não pode colocar aparelho dentário.É fundamental tratar primeiro a doença. Concluído o tratamento da doença das gengivas poderá então submeter-se ao tratamento de ortodontia.
Para o tratamento da doença das gengivas pode consultar um médico dentista especialista em periodontia.

Tenho os dentes tortos. Que aparelho dentário devo escolher?

Compete ao médico dentista ortodontista escolher o aparelho mais adequado à má-formação. Embora existam muitos tipos de aparelhos  tais como os aparelhos dentários fixos e os aparelhos dentários removíveis, nem todos têm a mesma função. O aparelho dentário mais utilizado é o convencional com brackets de metal e elásticos. Este tipo de aparelho fixo corrige imperfeições dentárias e problemas dentários considerados graves.

Ortodontia

Tenho uma falha nos dentes centrais superiores. Penso fazer um tratamento de ortodontia. Posso escolher o aparelho dentário?

Existem vários tipos de aparelho para tratamentos de ortodontia. Cada aparelho tem geralmente um tipo de finalidade e trata determinada mal formação. Os aparelhos de ortodontia fixos são geralmente os mais utilizados. Cada caso é um caso e os tratamentos são diferentes para cada tipo de pessoa porque a mal formação a corrigir também é diferente. Desta forma deve ser o médico dentista, ortodontista a aconselhar o aparelho mais adequado ao seu caso.