Avançar para o conteúdo principal

Contenção

O aparelho dentário de contenção é um um tipo de aparelho dentário que é colocado pelo dentista no final do tratamento ortodôntico. Este aparelho pode ser visível e metálico ou invisível .


  • Aparelhos de contenção convencionais - São os mais utilizados. São feitos de material acrílico e armação metálica.
  • Aparelhos de contenção invisíveis - São um pouco semelhantes aos aparelhos dentários Invisalign em termos de aparência e materiais utilizados. São feitos de material transparente e de plástico.


Este aparelho de contenção é de extrema importância para o sucesso do tratamento ortodôntico. O aparelho de contenção é colocado no final do tratamento ortodôntico com o objectivo principal de conter os dentes. Ou seja, manter os dentes em determinada posição durante algum tempo para que eles não voltem a desalinhar. A contenção ajuda a manter os dentes na posição correcta.
Depois de retirado o aparelho dentário fixo, o osso maxilar, os lábios, a face e a língua  precisam de se adaptar à recente posição dos dentes. Por isso se coloca-se o aparelho de contenção; para que todos os elementos da face e da boca se adaptem à nova posição.
O aparelho dentário de contenção deve ser usado durante o tempo que o ortodontista recomendou. Cada caso é um caso e esse tempo é variável.O aparelho dentário só deve ser removido para higienizar e limpeza.
Se pensa colocar um aparelho de ortodontia marque uma consulta sem compromisso nas Clínicas Dentárias Vita Centro em Lisboa e Setúbal.

Aparelho contenção metálico
Aparelho contenção invisível
           
                     

Mensagens populares deste blogue

Posso colocar aparelho se tiver doença das gengivas?

Se uma pessoa sofrer de periodontite ou gengivite não pode colocar aparelho dentário.É fundamental tratar primeiro a doença. Concluído o tratamento da doença das gengivas poderá então submeter-se ao tratamento de ortodontia.
Para o tratamento da doença das gengivas pode consultar um médico dentista especialista em periodontia.

Tenho os dentes tortos. Que aparelho dentário devo escolher?

Compete ao médico dentista ortodontista escolher o aparelho mais adequado à má-formação. Embora existam muitos tipos de aparelhos  tais como os aparelhos dentários fixos e os aparelhos dentários removíveis, nem todos têm a mesma função. O aparelho dentário mais utilizado é o convencional com brackets de metal e elásticos. Este tipo de aparelho fixo corrige imperfeições dentárias e problemas dentários considerados graves.

Ortodontia

Tenho uma falha nos dentes centrais superiores. Penso fazer um tratamento de ortodontia. Posso escolher o aparelho dentário?

Existem vários tipos de aparelho para tratamentos de ortodontia. Cada aparelho tem geralmente um tipo de finalidade e trata determinada mal formação. Os aparelhos de ortodontia fixos são geralmente os mais utilizados. Cada caso é um caso e os tratamentos são diferentes para cada tipo de pessoa porque a mal formação a corrigir também é diferente. Desta forma deve ser o médico dentista, ortodontista a aconselhar o aparelho mais adequado ao seu caso.